Como foi meu onboarding virtual na área de Engenharia de Software da RD Station

Rafael Camargo
Ship It!
Published in
3 min readAug 12, 2020

--

Lançar-se a uma nova empresa buscando novos desafios resulta em um mix de sentimentos, que vão de euforia a frio na barriga. À essa expectativa, vão se somando algumas perguntas. Como será trabalhar virtualmente com as pessoas com quem conversei até agora? Quem serão as pessoas do time para as quais ainda não fui apresentado? Como serei recebido pelas demais pessoas na empresa? Essas e outras perguntas alimentam a contagem regressiva que se esgota no tão aguardado ‘Primeiro Dia’.

Photo by Erwan Hesry on Unsplash

O onboarding de talentos da RD Station

Aqui na RD Station, o primeiro dia representa o início de uma belíssima aventura chamada Get Ready. Esse é o apelido carinhoso do processo de Onboarding que a empresa oferece a todas as pessoas que acabam de chegar. São duas semanas colocando a mão na massa, planejando e executando ações de marketing para um cliente real usando na prática o principal produto da empresa, o RD Station Marketing. A empresa sempre fez questão de receber todas as pessoas recém-chegadas na sua sede em Florianópolis, mas no meu Get Ready as coisas tiveram de ser diferentes dado o momento incomum no qual nos encontrávamos. A pandemia obrigou que o processo de Onboarding fosse pela primeira vez na história da empresa, remoto.

Onboarding virtual funciona?

Diante daquele evento, ficou evidente a larga vantagem que a RD Station dispunha em relação a empresas mais tradicionais. O trabalho remoto, que há um bom tempo já fazia parte da cultura da empresa, permitiu que meu embarque à distância fosse simplesmente indolor. Mesmo tendo sido um embarque com formato inédito, me impressionou o nível de organização. A empresa dispõe de uma quantidade fantástica de materiais, tanto escrito quanto em vídeo, que somados ao roteiro do Get Ready, deram totais condições para que eu, um programador, pudesse em apenas duas semanas me familiarizar com um assunto que até então eu mal conhecia: o Marketing Digital.

O onboarding virtual da área de Engenharia

Somada às duas semanas de imersão no universo do Marketing Digital, há ainda uma terceira semana dedicada especificamente ao embarque de novos programadores na área de engenharia da empresa. Nessa semana, percorremos de A a Z os processos e princípios da engenharia, desde as atitudes e práticas valorizadas no desenvolvimento de software até as estratégias e processos técnicos relacionados à internacionalização das soluções da RD Station.

Embora receoso com o fato de ter que trabalhar circunstancialmente de casa em meio a pandemia, uma vez que o plano original era trabalhar no escritório de Joinville, acabo de completar três meses de trabalho integralmente remoto. Durante essas mais de 12 semanas, meus receios foram suavemente desaparecendo e fui começando a sentir na prática não só os benefícios do trabalho remoto, mas também a vivência da cultura da RD, que claramente não está presa às paredes do escritório.

Benefícios do trabalho remoto

Em meio aos ganhos como não perder mais tempo no trânsito ou não conseguir lembrar da última vez que visitei um posto de gasolina, destaco aqui o benefício que na minha opinião é disparado o maior de todos: a possibilidade de se manter profundamente focado durante a maior parte do dia.

Dentro do escritório, a colisão natural com as demais pessoas que lá se encontram e a facilidade de acessá-las faz com que inconscientemente as interrompamos, mesmo que numa grande parte das vezes essa interrupção não fosse necessária ou não precisasse acontecer imediatamente naquele momento. Como bem cita o livro Remote: Office not Required, o escritório pode acidentalmente se tornar uma fábrica de interrupções, e nesse ponto, a comunicação assíncrona do trabalho remoto colabora em muito com a solução do problema.

Conclusões

Hoje, numa rápida retrospectiva do caminho trilhado até aqui, percebo que o processo de onboarding remoto não foi um sucesso apenas pelo fato de ter me familiarizado com os processo e valores da empresa, mas acima de tudo com a cultura e os benefícios dessa nova forma de trabalhar.

E se você busca uma empresa remote first para trabalhar, com valores e princípios vividos “fora das paredes” do escritório, te convido para dar uma olhada nas vagas abertas aqui na RD Station.

--

--